A Universidade Eduardo Mondlane é chamada a ser mais interventiva na busca por resoluções dos problemas económicos e sociais, na qualidade da maior e mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique.
O desafio foi lançado, em Maputo, pelo antigo Reitor da UEM, Rui Baltazar, durante a Mesa Redonda por ocasião dos sessenta anos do Ensino Superior, que este ano se assinalam no país.
Rui Baltazar defende que a UEM deve desenvolver acções visando tornar-se numa academia de referência na disseminação de conhecimento científico com impacto na sociedade.
Já Brazão Mazula, Reitor na UEM de 1995 à 2007, aponta a proliferação do lixo nas cidades e precariedade de habitações, como fenómenos que devem preocupar a classe académica.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Manuel Guilherme referiu, na ocasião, que está em curso a transformação da instituição numa universidade de investigação, processo que no seu entender vai exigir o contributo dos antigos reitores. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.