A União Africana (UA), através do Centro de Controle de Doenças de África, envia 1.100 agentes comunitários de saúde para o Malawi, a fim de reforçar a comunicação de risco e as actividades de envolvimento da comunidade, com vista a travar a cólera que já fez 1.573 óbitos no país.
O gesto enquadra-se no mandato do Centro de Controle de Doenças, que tem a missão de coordenar uma estratégia regional de resposta ao surto, compartilhando experiências na gestão da cólera e outras doenças.
A União Africana doou também diversos suprimentos médicos essenciais para o tratamento e prevenção da cólera ao governo de Lilongwe, avaliados em 100.000 dólares.
O embaixador da UA, David Pierre, disse haver necessidade de investir no fornecimento de água potável, na melhoria das condições sanitárias, e no fortalecimento dos serviços de saúde, sem descurar o envolvimento das comunidades nos processos de tomada de decisão para vencer o surto.
Pierre assegurou que a União Africana está a trabalhar em estreita colaboração com o Malawi para acabar com o surto de cólera o mais rápido possível, através do uso de todos os meios disponíveis.
Com 49,622 casos cumulativos da cólera, Malawi fez, esta quarta-feira, um ano após a detecção do primeiro caso da doença a 01 de Março de 2022.
A prevalência da cólera no Malawi, preocupa as autoridades governamentais e não só, havendo necessidade de colaboração transfronteiriça para que a cólera não continue a se alastrar pelos países vizinhos da África Austral.
O apoio do Centro de Controle de Doenças de África, acontece depois da Organização Mundial da Saúde e o Reino Unido, sob o financiamento do Escritório de Desenvolvimento e Comunidade Estrangeira e a Save the Children, terem enviado equipas médicas de emergência para o Malawi com a missão de conter o surto.
A ministra da saúde do Malawi, Khumbize Chiponda, agradeceu o apoio e disse acreditar que a cólera será vencida no país. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.