A União Europeia vai enviar uma missão de observação eleitoral para as eleições presidenciais da República Democrática do Congo (RDCongo), marcadas para 20 de Dezembro, respondendo a um convite do país, liderada pela eurodeputada sueca Malin Bjork.
A missão é composta por 13 peritos eleitorais, que chegam a Kinshasa em Novembro, e será reforçada, no final do mês, com 42 observadores a longo prazo.
Mais perto do dia das eleições chegarão à RDCongo outros 12 observadores, de curto prazo.
A missão, a que se poderão ainda juntar observadores recrutados localmente, permanecerá no país até à conclusão do processo eleitoral.
As eleições foram marcadas em Novembro de 2022 e o anúncio, feito pela Comissão Eleitoral Nacional Independente, surgiu numa altura em que o leste do país vivencia uma série de violência entre grupos armados, que inclui a rebelião do Movimento 23 de Março (M23), que controla parte do território do Kivu do Norte. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.