A ministra do Interior defende a necessidade de união de esforços entre as polícias moçambicana e sul-africana com vista a estancar a onde de crimes transfronteiriços.
Arsénia Massingue que falava, hoje na cidade do Cabo, no encontro mantido com o seu homólogo sul-africano, disse que o crime organizado nos dias actuais é transnacional pelo que exige uma resposta coordenada.
“Estamos preocupados, estamos ávidos para ver uma solução que responda ao anseio dos nossos dois povos. Deste modo instamos as duas partes a implementar efectiva e plenamente as decisões emanadas desta reunião ministerial que vai regularmente reportar os progressos e desafios da sua operacionalização “, disse.
Arsénia Massingue falava, esta quarta-feira, na cidade do Cabo, num encontro com o seu homólogo sul-africano, Bheki Sele, onde avaliaram a situação do crime transfronteiriço nos dois países.
O encontro realizou-se também na sequência dos ataques a viaturas de matrícula moçambicana registados, em Janeiro passado, na província de Kwazulu-Natal e nas proximidades da fronteira de Lebombo.
Em três ataques separados, registados em Janeiro passado, foram incendiadas sete viaturas, incluindo um autocarro de passageiros e um camião de carga.
Imediatamente as autoridades de Maputo protestaram, o que culminou com o encontro desta quarta-feira, na cidade do Cabo. ( RM).
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.