A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou hoje ao telefone com o primeiro-ministro reeleito da Índia, Narendra Modi, sobre o reforço das relações bilaterais e as negociações de um acordo de comércio livre.
Na sua conta na rede social X, a líder do executivo comunitário divulgou ter conversado com Modi, com quem concordou em manter as negociações e reforçar as relações bilaterais, "incluindo o acordo de comércio livre" entre a União Europeia (UE) e a Índia.
Em 17 de junho de 2017, Bruxelas e Nova Deli relançaram as negociações sobre um acordo comercial que a Comissão Europeia classifica como "equilibrado, ambicioso, abrangente e mutuamente benéfico".
O Partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi foi a força política mais votada nas eleições gerais da Índia e conquistou 240 lugares na câmara baixa do parlamento indiano (Lok Sabha), de acordo com os resultados divulgados na terça-feira pela Comissão Eleitoral após mais de 15 horas de contagem.
Os lugares conquistados ficaram, porém, aquém dos 272 lugares necessários para formar um governo sozinho, pelo que irá, pela primeira vez, precisar de parceiros da Aliança Democrática Nacional (NDA) para formar o executivo.
Será o terceiro mandato consecutivo de Narendra Modi.
No país mais populoso do mundo, o escrutínio, que teve início a 19 de abril e decorreu em sete fases durante seis semanas, envolveu quase 970 milhões de eleitores, mais de 10% da população mundial.
A taxa de participação nas eleições gerais na Índia, que foram apelidadas como o maior exercício democrático à escala mundial, situou-se, em média, nos 66%, cerca de 650 milhões de eleitores, de acordo com os dados oficiais. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.