A vacina contra o novo coronavírus já está a ser distribuída às províncias.
Num total, o país recebeu 200 mil doses da vacina fabricadas pela farmacêutica Sinopharm e disponibilizadas no âmbito da cooperação com o governo chinês.
A cidade de Maputo epicentro da pandemia, recebe a vacina esta segunda-feira.
A província de Inhambane recebeu, sábado passado, 9.720 doses da vacina.
No acto de recepção das vacinas, a secretária de Estado na província, Ludmila Maguni, alertou para a continuação do cumprimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus.
“A vacina não pode ser vista como a salvação imediata de todas comunidades contra esta pandemia, daí que há necessidade de continuarmos a observar todas medidas de prevenção”, disse.
Na ocasião, o governador da província, Daniel Chapo, reiterou para o cumprimento integral das medidas previstas no último decreto do Conselho de Ministros sobre a prevenção da Covid-19.
A província do Niassa já recebeu num total de 8.370 doses e já estabeleceu a data do início da vacinação.
O processo de imunização contra a Covid-19, que vai abranger mais de 4 mil profissionais de saúde no Niassa, inicia no dia 8 de Março corrente, próxima segunda-feira.
Em Cabo Delgado a vacina chegou este domingo. No total são 9.900 doses que chegaram por via aérea e foram recebidas pelo Secretário de Estado, na província.
Armindo Ngunga enalteceu a importância da vacina no âmbito dos esforços do governo nas acções no combate e prevenção da Covid-19.
Para Armindo Ngunga as vacinas não vêm, no entanto, substituir as medidas preventivas pelo que estas medidas continuam a ser a maior arma na luta contra o novo coronavírus.
O referido alvo em Cabo delgado, nesta primeira fase, é constituído por 5 mil profissionais e deste universo, 218 já tiveram Covid-19, dos quais 15 estão no activo.
Como se sabe, por estarem na linha da frente no combate á pandemia, estes serão os primeiros a ser vacinados e para o efeito arranca, esta segunda-feira, a formação de técnicos de nível provincial no quadro dos preparativos para a administração da vacina, segundo explicou o médico-chefe provincial, Leonildo Nhampossa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.