O Instituto Nacional do Mar diz que não vai tolerar a violação do período de veda da pesca do camarão de superfície e do caranguejo de mangal, que arranca em Novembro próximo, no país.
Segundo o Director da Divisão da Fiscalização Marítima, no INAMAR, César Maphosa decorre, neste momento, o reforço dos meios de fiscalização necessários para o período de defeso daquelas espécies pesqueiras.
César Maphosa disse, ainda, que estão em curso acções de sensibilização dos operadores, em matéria de boas práticas da actividade pesqueira.
O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas anunciou, na sexta-feira passada, que o período de defeso para a pesca do caranguejo de Mangal vai decorrer de 01 de Novembro a 31 de Dezembro, e do camarão de superfície, será de 15 de Novembro a 14 de Março do próximo ano.
O estabelecimento do período de veda foi decretado pelo governo, para a pesca industrial, semi-industrial e artesanal, visando garantir a reprodução e o crescimento de espécies cuja abundância nas águas territoriais precisa de uma gestão sustentável. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.