A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse ser relevante que o diálogo político ministerial entre a SADC e a União Europeia se debruce sobre o fortalecimento da cooperação nas áreas da paz e segurança.
Verónica Macamo falava esta quarta-feira, num encontro virtual, co-presidido por Moçambique e Portugal, na qualidade de Presidente da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral e Portugal que dirige a União Europeia.
Na mesa estiveram em apreciação, as questões da paz e segurança, estratégias de recuperação do impacto da covid-19, a programação regional pós 2020, comércio e investimentos.
Verónica Macamo reconheceu que, historicamente, esta é a primeira vez que a União Europeia e a SADC realizam uma reunião virtual de diálogo político desde a entrada em vigor do acordo de Kotonou, em 2000.
A governante disse esperar que a troca de experiências entre os dois organismos proporcione a base necessária para criar uma dinâmica de crescimento e sustentabilidade.
Por seu turno, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Augusto Santos Silva, falando em representação da União Europeia, disse que o organismo continuará a apoiar a SADC a enfrentar os desafios do continente.
O encontro deverá terminar com a aprovação de uma declaração conjunta sobre aspectos ligados a facilitação dos movimentos transfronteiriços de bens, sobretudo neste período da covid-19, entre outros. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.