Mais de treze milhões, seiscentas e trinta mil toneladas de carvão mineral, foram transportadas de Moatize em Tete para o porto de Nacala, via Malawi, durante o ano passado.
O carvão mineral, foi transportado na base do acordo de concessão existente entre a extinta ValeLigistics Limited, agora Vulcan Logistic Limited com o governo do Malawi, para a passagem de comboios de carvão por este país para Nacala.
Além do volume de carga manuseada, o país registou um desenvolvimento substancial e um posicionamento estratégico para o futuro no desenvolvimento ferroviário, rumo à uma efectiva integração regional.
Segundo o director dos serviços ferroviários no Malawi, Geoffrey Magwede, este exercício demonstrou que o transporte ferroviário é uma alternativa eficiente e económica, se comparado ao transporte rodoviário, para o comércio regional.
Magwede deu a conhecer que actualmente, os trabalhos de reabilitação do troço ferroviário Marka a Bangula até Limbe em Blantyre, ligando o distrito de Mutarara em Tete, está na fase de construção de pontes ao longo do trajecto Limbe a Salima.
Com a interligação com Moçambique, o Malawi beneficia de acesso ferroviário directo aos portos de Nacala e Beira.
Magwede anúncio ainda que o país fez o lançamento de um estudo de viabilidade através da contratação de um consultor, cujo projecto será concluído este ano para a expansão da ferrovia para o norte do país que irá explorar a possibilidade de se ligar à Tanzânia.
O governo do Malawi aposta na reabilitação da rede ferroviária para transferir cerca de 60% da sua carga das estradas para as linhas férreas, como forma de reduzir o custo e aumentar o benefício, o que concorrerá para a queda da inflação no país. (RM Blantyre)
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