O Vice-Presidente sul-africano, Paul Mashatile, voltou a agradecer o contributo dos países que acolheram e cuidaram dos combatentes que lutaram pela liberdade da África do Sul.
O rol de países mencionados por Paul Mashatile inclui, entre outros, Moçambique, Angola, Zimbabwe, Zâmbia, Tanzânia, Lesotho e Botswana.
Mashatile defendeu que as novas gerações devem conhecer o contributo dado pelos combatentes para a construção da hoje nação sul-africana.
O vice-presidente discursava, em Ficksburg, na província de Free State, nas celebrações do dia do Patrimonio, ontem assinalado na África do Sul:
“A comemoração da nossa herança é resultado dos sacrifícios e esforços daqueles que vieram antes de nós, lutando contra o apartheid e defendendo a justiça social e os direitos humanos. Portanto, é importante que nós, como nação, preservemos a memória daqueles que lutaram pela nossa liberdade. Eles dedicaram e sacrificaram suas vidas à defesa do nosso país, bem como à afirmação dos valores e princípios que devem ser mantidos. Agradecemos sinceramente aos povos da Zâmbia, Zimbábue, Angola, Tanzânia, Moçambique, Lesoto, Botsuana e muitos outros países que acolheram nossos combatentes pela liberdade e cuidaram de nossos heróis tombaram. Muito obrigado. Nenhuma palavra pode ser suficiente para agradecer ”,disse.
Paul Mashatile instou os vários sectores sul-africanos a contribuírem na identificação e protecção dos recursos patrimoniais.
Esta foi a reaparição pública do vice-presidente sul-africano depois de ter desmaiado, há uma semana, quando discursava na província de Limpopo.(RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.