A Presidente da Comissão Europeia garante ainda que UE agirá de forma "rápida e unida" e tornará "o mais difícil possível para o Kremlin" adoptar políticas agressivas.
A presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen fez, esta terça-feira, uma declaração à imprensa sobre as medidas que a Europa irá adoptar em resposta à decisão de Putin de reconhecer a independência das regiões separatistas de Lugansk e Donetsk.
Von der Leyen afirma que a Rússia "fabricou" a crise com a Ucrânia e é responsável pela escalada do conflito. Garante ainda que UE agirá de forma "rápida e unida" tornará "o mais difícil possível para o Kremlin" adoptar políticas agressivas.
Von der Leyen alerta ainda que está pronta a accionar sanções se a Rússia mantiver a escalada de tensão.
Recorde-se que esta terça-feira, a União Europeia condenou a decisão do presidente russo naquilo que que considera ser uma "grave violação" do direito internacional e garantiu uma resposta ocidental "com unidade e firmeza".
"O reconhecimento dos dois territórios separatistas na Ucrânia é uma violação flagrante do direito internacional, da integridade territorial da Ucrânia e dos acordos de Minsk", reagiram ontem os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.