Mais de 16 mil crianças nascidas de mães seropositiva tiveram resultado negativo em testes contra o HIV Sida este ano na província da Zambézia.
No global foram submetidas aos testes de carga viral mais de 19 mil crianças nascidas de mães seropositivas na província da Zambézia, tendo sido detectadas com o vírus quinhentas e treze.
Os dados foram anunciados esta sexta-feira na vila do distrito de Namacurra, pela Secretaria de Estado na Zambézia Cristina Mafumo, por ocasião de 1 de Dezembro Dia Internacional de luta contra a Sida e que coincidiu com o lançamento da campanha denominada Dezembro Vermelho que visa massificar actividades de luta contra a doença.
A secretaria de Estado na Zambézia Cristina Mafumo lembrou estarem em curso vários esforços para tratar os mais de quatrocentos e cinquenta e cinco mil doentes com os ante retrovirais.
No entanto, uma das mulheres vivendo com o HIV Sida exorta a população para recorrer as unidades sanitárias logo que desconfiar algo no seu organismo para evitar constrangimentos futuros.
Informações do Sector de Saúde indicam que na província da Zambézia existem mais de quinhentos mil doentes com HIV Sida. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.