Há disponibilidade de água para o consumo, irrigação e abeberamento do gado, para os próximos dois anos nas regiões Sul e Centro do país.
O facto resulta da estabilidade nos níveis de encaixe nas principais bacias hidrográficas destas regiões, na sequência da chuva que se fez sentir na época passada.
Albufeira dos pequenos dos Pequenos Libombos, no distrito de Boane, Província de Maputo, a título ilustrativo, tem neste momento armazenado cerca de 80 porcento de água, de uma capacidade instalada de quatrocentos milhões de metros cúbicos.
A barragem de Massingir na província de Gaza, esta neste momento com cerca de 70 porcento do nível de encaixe, e a albufeira de Cahora Bassa, em Tete, com 84 porcento.
O Chefe do departamento dos Recursos Hídricos, no Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Agostinho Vínculos, explica que a disponibilidade actual de água nas principais albufeiras das regiões Sul e Centro do país, exige uma gestão sustentável para se fazer face ao fenómeno El Nino.
O facto vai resultar da passagem do fenómeno El nino, que vai provocar escassez de precipitação nas províncias da zona Sul e parte das províncias do Centro do país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.