O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou esta terça-feira, que as zonas que os terroristas ocupavam na província de Cabo Delgado já estão praticamente sob controlo das autoridades.
O anúncio foi feito na cidade de Nampula, nas cerimónias centrais das celebrações do 7 de Setembro, Dia da Vitória.
O Chefe do Estado reiterou o apelo para o reforço da vigilância nas zonas onde os terroristas foram escorraçados pelas Forças de Defesa e Segurança.
“Neste momento, recuperamos quase todos os espaços que haviam sido ocupados pelos terroristas, estando a decorrer operações de limpeza, esclarecimento combativo e o restabelecimento de infra-estruturas de energia, água, telefone móvel, banca, estradas, pontes, centros de saúde, entre outras. Mesmo assim, continuamos a alertar a máxima vigilância, porque o terrorista é suspeito e nunca tem espaço permanente onde vai actuar. Por isso, todo o povo moçambicano, do Rovuma a Maputo, mantenhamos a vigilância”, disse.
Forças do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão em Cabo delgado onde apoiam as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas no combate ao terrorismo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.